Diretor do Foro da SJPB recebe embaixador de Timor-Leste

21/05/2015 às 11:38

O juiz federal Rudival Gama do Nascimento, diretor do Foro da Seção Judiciária da Paraíba, recebeu ontem a visita do diplomata Gregório de Sousa, embaixador da República Democrática de Timor-Leste. No Salão Nobre da instituição, o juiz Bianor Arruda Neto também participou do encontro. O embaixador se encontra em João Pessoa, onde proferiu palestra na UFPB, no Seminário “Direito, Política e Relações Internacionais”, dentro das comemorações dos 150 anos do presidente Epitácio Pessoa.

Durante a visita, além dos juízes federais, o embaixador se reuniu com estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), alunos do juiz Bianor Arruda, e alguns estagiários da SJPB. Na ocasião, o embaixador Gregório de Sousa falou sobre a história e a divisão política do seu país. Nesse 20 de maio foi comemorado o 13º aniversário da Restauração da Independência da República Democrática de Timor-Leste.

O encontro também contou com a presença do servidor Helio Aquino, diretor de Secretaria da 5ª Vara que, em Timor-Leste, colaborou com o embaixador como assessor jurídico do Conselho de Ministros, entre 2006/2007, para elaboração dos projetos de lei orgânica dos ministérios daquele país.

O embaixador timorense Gregório de Sousa é licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia. Em 2014 assumiu o cargo em Brasília. Viveu quase 30 anos entre Angola, Portugal e Moçambique. Regressou a Timor-Leste em 2000 para integrar o Gabinete para Assuntos Econômicos, na época liderado por Mari Alkatiri.

Após as eleições de 2001, ganhas pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), o embaixador foi nomeado secretário de Estado do Conselho de Ministros. Em 2007, após a vitória de José Ramos-Horta nas eleições presidenciais, assumiu funções de chefe de gabinete e chefe da casa civil do antigo presidente timorense e Prêmio Nobel da Paz.

 

Secom/JFPB


 Imprimir