Rogério Fialho assume presidência do TRF5

22/09/2015 às 11:43

Uma solenidade bastante concorrida marcou, ontem (21), a posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Rogério Fialho. Entre as autoridades presentes no auditório do Pleno do Tribunal, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidentes dos Tribunais Regionais Federais, prefeitos, governadores, deputados, senadores, juízes federais, advogados, militares, familiares e amigos de Rogério Fialho, entre tantas presenças que lotaram o Pleno.

A cerimônia foi conduzida pelo decano da Corte, desembargador federal Lázaro Guimarães. O presidente que se despediu do TRF5 para assumir o cargo de ministro do STJ, no próximo dia 30, desembargador federal Marcelo Navarro, foi responsável pela saudação a Fialho. Ressaltando a capacidade administrativa do seu sucessor na presidência do TRF5, ele afirmou: “estou feliz porque hoje, quando as mãos manifestamente competentes de Rogério de Meneses Fialho Moreira assumem a presidência, o TRF5 terá no comando um juiz que não é apenas o esteta dos ternos bem cortados, das camisas impecáveis e das gravatas elegantes, mas aquele homem que tem a elegância da alma, o bom caráter, o bom amigo, o justo, o que sabe oferecer o braço e o conselho na hora da necessidade e do perigo. Um homem que não é medíocre de vontade nem fraco de coração”.

Navarro também agradeceu aos colegas desembargadores, juízes federais e, especialmente, aos servidores, pelos quase 12 anos dos mais felizes da sua carreira profissional. Fialho foi saudado, também, pelo advogado Walter Agra, da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil . Para ele, o diálogo já existente entre a instituição e o TRF5 tende a aumentar e a facilitar o trabalho. “Vossa Excelência também já exerceu a advocacia - por sacerdócio -; saberá indicar o melhor caminho para nutrir cada vez mais a parceria entre o Poder Judiciário e a OAB”, afirmou.

Coube ao procurador-regional da República na 5ª Região Antônio Edílio saudar o novo presidente em nome do Ministério Público Federal. “Com a bagagem de homem público dedicado as suas causas, com o largo conhecimento do sistema de Justiça em várias frentes, terá, na posição de mandatário maior da Justiça Federal na 5ª Região, os melhores requisitos para enxergar e decidir a partir de diversos pontos de vista e por amplas perspectivas. Terá, como diz Arendt, ‘a capacidade de ver as coisas primeiro de lados opostos e depois de todos os lados’. Disporá da verdadeira capacidade de ver; mais do que isso, de antever, de julgar”, destacou.

Rogério Fialho agradeceu as saudações, afirmando que sabe que contará com o apoio efetivo dos colegas e servidores. “Confiarei, também, no trabalho, na dedicação e na lealdade dos servidores, incansáveis na busca pelo aperfeiçoamento constante das técnicas de gestão, voltadas ao alcance de uma jurisdição mais eficaz. Serão forças decisivas e necessárias, tanto para a boa administração desta Casa, quanto para o meu gabinete”, concluiu Rogério Fialho. Para encerrar a solenidade, foi exibido um vídeo sobre João Pessoa/PB e executado, pela banda do Comando Militar do Nordeste, o hino da Paraíba.

Divisão de Comunicação Social do TRF5


 Imprimir