Centro de conciliação da JFPB realizou mais de mil audiências em 2017

14/09/2017 às 09:38

Números fazem parte do novo levantamento feito pelo órgão
e compreendem período de janeiro a agosto deste ano
 

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realizou, por meio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), 1.100 audiências de conciliação de janeiro a agosto deste ano, sendo 726 com acordos. Os dados integram o último levantamento feito pelo órgão, que se prepara para fazer um novo mutirão a partir do dia 21 deste mês. Até o dia 12 de setembro, foram realizadas outras 300 sessões, sendo 176 com acordos.

De acordo com o coordenador do Cejusc, juiz federal Bruno Teixeira, além de promover a paz social, o Centro ainda contribui para a economia local. “Se levarmos em conta o percentual de êxito obtido nas sessões de conciliação, somado aos valores decorrentes de acordos judiciais liberados para circulação e que totalizam aproximadamente R$ 7 milhões de reais, temos a convicção de que o Cejusc tem contribuindo decisivamente para a efetivação dos direitos e da justiça", declarou.

Estrutura

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, localizado no edifício sede da JFPB, em João Pessoa, foi inaugurado em 31 de janeiro deste ano. A unidade foi a primeira deste tipo criada na Seção Judiciária da Paraíba (SJPB) e realiza audiências de conciliação das Varas Federais, assim como desenvolve ações de cidadania, seguindo o que preconiza o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Mutirão

Entre os dias 21 e 29 deste mês, o Cejusc realiza um esforço concentrado com previsão de mais de 150 audiências de conciliação. Todas são decorrentes de reclamações pré-processsuais, sendo a maioria da campanha “Quita Fácil”, da Caixa Econômica Federal, que permite descontos de até 90% em dívidas contraídas pelos clientes do banco.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir