Dia Mundial sem Carro: Estagiário da JFPB dá exemplo de mobilidade urbana

21/09/2017 às 13:07

Estudante opta por ir ao trabalho de bicicleta todos os dias

Andar de bicicleta faz parte da rotina do estudante José Raimundo Fernandes Filho, de 27 anos. Estagiário na Justiça Federal na Paraíba, o jovem faz questão de manter o hábito de ir ao trabalho todos os dias, como forma de combater o sedentarismo e fugir dos problemas de mobilidade urbana. Nesta sexta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial sem Carro, data em que cidades do mundo todo realizam atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida da população.

José Fernandes começou a usar a bicicleta como principal meio de transporte há 11 anos, quando fazia ensino médio. “Inicialmente, pensei na liberdade que teria ao usar esse tipo de veículo, depois encarei como questão de necessidade diante dos congestionamentos frequentes em João Pessoa”, revelou o estagiário, que se sente mais disposto ao chegar ao trabalho depois de pedalar do bairro onde mora, Torre, à sede da Justiça Federal, no Brisamar.

O jovem gostaria de ver mais pessoas com o mesmo hábito e reclama da falta de respeito de alguns motoristas em relação aos ciclistas. “É difícil lidar com aqueles que veem o usuário de bicicleta como concorrentes e não percebem que é cada vez maior a necessidade de preservar o meio ambiente e criar alternativas no trânsito”, disse.   

Dia Mundial sem Carro

A data foi criada na França, em 1997, como forma de estimular uma reflexão sobre o uso do automóvel. Vários países europeus passaram a celebrar o dia no ano 2000. No Brasil, as atividades começaram em 2003, em São Paulo. Ao longo da década, as ações se estenderam para outras cidades, que realizam diversas atividades até hoje.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir