JFPB realizará ação educativa do “Setembro Amarelo”

18/09/2018 às 16:00

Campanha de prevenção ao suicídio é apoiada pelo órgão desde o início do mês

A Justiça Federal na Paraíba, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realizará nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, algumas atividades relacionadas à campanha “Setembro Amarelo”, que objetiva alertar a sociedade para a prevenção à depressão e ao suicídio. Servidores e usuários que passarem pela sede do órgão, em João Pessoa, serão conscientizados sobre o tema, receberão panfletos e laços amarelos em alusão à causa.

De acordo com o diretor do Foro, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, é preciso trabalhar, cada vez mais, essa temática para que todos saibam como se prevenir. "Colocar a questão em pauta na mídia, nas escolas e instituições permite que se converse mais sobre o assunto. É preciso fazer circular, de modo global, informações a pacientes, familiares e sociedade em geral, por tratar de uma questão de saúde pública", ressaltou.

A campanha “Setembro Amarelo”, uma ação do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é apoiada pela JFPB desde o início deste mês. As fachadas dos prédios do órgão, em João Pessoa e em Campina Grande, estão iluminadas com a cor amarela, em alusão à iniciativa, e nas redes sociais são inseridas peças educativas. Na próxima segunda-feira (24), outra ação do CVV será realizada no edifício-sede da Seção Judiciária paraibana.  

Prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados com a prevenção de situações estressantes e fatores como alcoolismo, ansiedade e síndrome do pânico, que podem levar a um quadro depressivo. O aconselhamento profissional é um dos primeiros passos para o tratamento da depressão e, consequentemente, para se evitar o suicídio.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir