JFPB entra na reta final da digitalização de processos em tramitação na 5ª Vara

11/12/2018 às 12:35

Objetivo do órgão é digitalizar todos os autos físicos até agosto de 2019

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB)  está concluindo a digitalização de todos os processos físicos em tramitação na 5ª Vara Federal, em João Pessoa. Até agora, foram migradas para o sistema de Processos Judiciais Eletrônicos (PJe)  mais de  10 mil ações, e os trabalhos devem ser finalizados ainda neste mês. A partir de janeiro de 2019, serão digitalizados os processos das 1ª, 2ª, 3ª e 16ª Varas. A meta da JFPB é inserir no sistema PJe, até agosto de 2019, todos os autos físicos que tramitam no órgão. 

Para o diretor de Secretaria da 5ª Vara Federal, Hélio Aquino, a medida significa a possibilidade de manter um trabalho  inteiramente virtual com as cerca de 30 mil execuções fiscais  ajuizadas e, principalmente, a eliminação do serviço com papel,  reduzindo o impacto ambiental e gerando economia para o Poder Judiciário. “Além disso, teremos mais rapidez  no andamento dos processos, uma vez que estes poderão ser movimentados em bloco, menos trabalho para os servidores, já que uma série de atos físicos deixa de existir, sem  esquecermos o benefício ao meio ambiente e à qualidade de vida", declarou.  

Segundo ele, a comodidade de acesso das partes ao processo também é outro ponto a ser considerado, pois não haverá a necessidade de os interessados se dirigirem ao Fórum para vista dos autos, havendo, inclusive, a possibilidade de realização dos atos processuais até o último minuto do dia, diminuindo o tempo de duração e tramitação da ação.

O diretor do Núcleo Judiciário da JFPB, Ricardo Correia, também ressaltou a importância do trabalho de digitalização, que proporcionou a devolução de várias estantes de guarda de processos físicos, ampliando a área de trabalho dos servidores. “O cartório da 5ª Vara está desobstruído. Praticamente, não existem mais processos físicos em tramitação. Os que ainda não foram digitalizados estão com outros órgãos públicos ou com advogados, por exemplo, e à medida que forem chegando à JFPB, serão inseridos no sistema PJe”, explicou. 

 

Digitômetro

 

A JFPB criou uma ferramenta virtual de acompanhamento, em tempo real, da quantidade de folhas digitalizadas e processos migrados para o sistema PJe. Até agora, o Digitômetro contabiliza mais de 2,4 milhões de páginas e 14 mil processos físicos digitalizados. Os dados podem ser visualizados na página da Justiça Federal na Paraíba (www.jfpb.jus.br). Além da 5ª Vara Federal, já digitalizaram os processos físicos em tramitação: as 4ª e 10ª Varas, em Campina Grande; a 14ª, em Patos; a 11ª, em Monteiro.

 

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir