Acordos em audiências de conciliação crescem 94% na Justiça Federal em Guarabira

08/03/2019 às 15:34

Dados refletem o que é registrado, também, em outras regiões do estado

O número de acordos firmados por audiências de conciliação, na Justiça Federal em Guarabira, tem aumentado nos últimos meses. Segundo levantamento da 12ª Vara, que fica na cidade, das 226 audiências realizadas de janeiro deste ano até agora, 93 terminaram com êxito, 94% a mais do que o mesmo período de 2018. A quantidade reflete o que é registrado, também, em outras regiões do estado, a exemplo do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Seção Judiciária paraibana, em João Pessoa, que obteve 245 acordos só em 2019.

Um dos beneficiados nas audiências de conciliação, em Guarabira, foi o agricultor Francisco da Silva, de 60 anos. Ele havia dado entrada no pedido de aposentadoria junto ao INSS, que negou a solicitação. Seu Francisco recorreu da decisão e conseguiu reverter a situação na sessão realizada na Subseção Judiciária da cidade. “Estou muito feliz, porque, agora, vou poder complementar a renda da minha família e comprar os remédios de que preciso, sem necessitar de pedir ajuda a ninguém”, falou o agricultor emocionado.

Cejusc

O Cejusc da JFPB, que fica em João Pessoa, já havia divulgado um balanço que mostrava a tendência crescente de audiências de conciliação e acordos. Em 2018, foram 4.092 sessões realizadas, das quais 2.749 finalizadas com êxito. A quantidade é 43% maior do que 2017.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir