TRF/5 e SJPB inauguram Anexo da Subseção Judiciária de Campina Grande

29/11/2012 às 16:14

Novo prédio representa importante reforço na estrutura da Subseção

A Subseção Judiciária de Campina Grande (PB) ganhou hoje um importante reforço na sua estrutura: um Anexo com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, para abrigar três das quatro varas existentes no município. Inaugurado pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, pelo vice-presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho, e pela diretora do Foro da Seção Judiciária da Paraíba (SJPB), juíza federal Helena Delgado Ramos Fialho Moreira, o novo espaço vai sediar a 4ª, 9ª e 10ª varas federais da SJPB.

Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do desembargador federal Nereu Santos, ex-presidente do TRF5 e que empresta seu nome ao fórum de Campina Grande, do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, e do deputado federal e prefeito eleito do município, Romero Rodrigues, entre outras autoridades, a diretora do Foro da SJPB lembrou as dificuldades que a Justiça Federal já enfrentou na Paraíba, com instalações físicas insuficientes para a demanda de processos. “Até que hoje, solenemente, procedemos a inauguração deste segundo anexo, que bem simboliza a importância e a grandeza da missão da Justiça Federal na Paraíba, que se espraia por todo o Estado e se consolida com suas atuais 14 varas federais, quatro delas instaladas nesta cidade. Tudo com a visão de aferir, com instalações adequadas e modernas, uma estrutura física dirigida ao aprimoramento do atendimento ao jurisdicionado – razão e destinatário de nossas atividades”, explicou.

Para o presidente do TRF5, que não tem em seu mandato mais nenhuma viagem programada para a Subseção de Campina Grande, a inauguração foi em tom de reconhecimento à atuação da diretora de Foro da SJPB, que lutou pelo crescimento da Seção, e de agradecimento. “Se antes éramos observados por instalar prédios superdimensionados, hoje, muitos desses espaços se apresentam insuficientes. Campina Grande, como segunda capital da Paraíba, merece essa estrutura”. E, recordando sua infância, citou o trecho de uma oração: “É maravilhoso, sobretudo, Senhor, ter tanto a agradecer e tão pouco a pedir”.

AMBIENTES - Com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, além de área verde, o anexo da SJCG conta com estacionamento para 25 veículos, salas de arquivo e depósito judiciais, salas técnicas, casa de bombas, banheiros com acessibilidade, copas e refeitórios. No primeiro pavimento, onde funcionará o Juizado Especial Federal (9ª Vara), o ambiente é composto por sala de espera para 67 pessoas sentadas, banheiros com acessibilidade, duas copas, dois refeitórios, secretaria, assessoria, contadoria, quatro salas de audiência, sala de perícias, sala para o INSS, quatro gabinetes, sala do diretor de secretaria, escada, elevadores e rampa.

Já o segundo pavimento conta com sala de espera para 30 pessoas sentadas, banheiros com acessibilidade, elevador e escada. Nele funcionará a 4ª Vara, com dois gabinetes, uma sala de audiência, secretaria, assessoria, setor criminal, atendimento criminal e cível, sala do diretor de secretaria e copa. Nesse mesmo andar, a 10ª Vara terá dois gabinetes, assessoria, secretaria, sala do diretor de secretaria, arquivo, atendimento ao público, banheiros e copa.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF/5


 Imprimir